Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > PCDs

Imagem

Agenda permanente SMC de Inclusão da PCD no mercado de trabalho, Confira as atividades!

Fazendo parte da Agenda Permanente de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, o SMC se prepara para participar do 13º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão.

Esse ano a atividade será realizada de forma virtual e tem o objetivo de promover a interação e atualização sobre o que vem acontecendo no que diz respeito a inclusão da pessoa com deficiência, considerando cenários internacional, latino americano e brasileiro.
.

13º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão 

  • Data: 18 de novembro de 2020
  • Horário: 10h
  • Em breve será divulgado link para acesso

 

E Fique por dentro:

Trabalhadores com deficiência são empurrados ao desemprego durante a pandemia

De janeiro a agosto de 2020 não teve um único mês em que o número de desligamentos de trabalhadores com deficiência fosse menor que as admissões de novos trabalhadores. Mais de 45 mil demissões foram feitas entre julho e agosto ao arrepio da Lei 14.020, de 06 de julho, que veio para proibir demissão de trabalhador com deficiência até o fim da pandemia.

A Nota Técnica 246 do Dieese traz um breve perfil do trabalhador com deficiência, trata da inclusão dessa população no mercado de trabalho e mostra como a pandemia a atingiu. Entre janeiro a agosto de 2020, foram fechados 849 mil postos de postos de trabalho formais no país, dos quais 20% eram ocupados por trabalhadores (as) com deficiência (162 mil). O cenário fica mais dramático pelo fato de o governo federal apoiar a retirada de dispositivo que incentiva o acesso desses trabalhadores ao mercado de trabalho. Confira a NT 246, Inclusão no mercado de trabalho e a pessoa com deficiência: https://tinyurl.com/DIEESEnt246

 

Movimento Sindical Uruguaio articula Web Seminário: “A Luta pelo direito ao trabalho decente das pessoas com deficiência. O papel dos sindicatos”

Objetivos:

  1. Apresentar a situação na América Latina e Caribe em relação às dificuldades que vem passando os trabalhadores com deficiência;
  2. Fazer uma reflexão sobre os sistemas de cotas no setor privado e o acompanhamento sindical;
  3. Propor saídas à crise sócio-sanitária e econômica dos grupos mais vulneráveis, focando uma mobilização para o Dia Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (03/12/2020)

Haverá relatos da CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, Brasil, Venezuela, Equador, Peru, Chile, México e Uruguai

  • Dia: 12/11/2020
  • Horário: 18h as 20h20

Inscrições pelo e-mail pitcntdiscapacidad@vera.com.uy (no ato da inscrição será informado o link para o ZOOM)

 

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.