Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Cai emenda de Kim e frentistas conseguem manter os empregos

Após meses de atuação e intenso trabalho político nas últimas semanas, os frentistas derrotaram na Câmara dos Deputados a Emenda 18, de Kim Kataguiri (DEM/SP), que ameaçava 500 mil empregos nos mais de 45 mil postos em todo o território nacional.

A MP 1.063/2021, que trata da revenda de combustíveis, foi aprovada. Mas o relatório do deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) expurgou do texto a Emenda que impunha o selfie-service. O relatório foi aprovado sem reparos.

Funcionaram a pressão e a articulação política das lideranças da categoria. Nas últimas semanas, os dirigentes viveram entre suas bases e Brasília, onde dialogavam permanentemente com os parlamentares. “De todos os partidos, porque a luta pelo emprego não pode ser partidarizada”, observa Francisco Soares de Souza, presidente do Sindicato de Campinas e líder histórico da categoria.

Unidade - As duas Federações (Fenepospetro e Fepospetro) atuaram em sintonia e mobilizaram os Sindicatos, por meio de plenárias virtuais, ações nas bases, distribuição de boletins e outras iniciativas. “Muitos companheiros se deslocaram a Brasília, mesmo em meio à escassez de recursos de suas entidades”, comenta Eusébio Pinto Neto, presidente da Federação Nacional.

Para Luiz Arraes, presidente da Federação no Estado de SP (Fepospetro), as lideranças usaram a tática correta. Ele afirma: “Denunciamos com firmeza a Emenda destrutiva do deputado Kim, mobilizamos as bases, estimulamos a atuação sindical em todas as regiões e conversamos com parlamentares de todas as correntes ideológicas”.

Empatia - Os frentistas contam com apoio dos usuários de postos. Para Telma Cardia, que preside o Sindicato de Guarulhos e Região, “os clientes não aceitam essa ideia de trocar seres humanos por bombas de autosserviço”. Segundo a sindicalista, mais que abastecer, “o frentista é um amigo do cliente, orienta sobre as condições do veículo e ajuda na segurança pública e também do trânsito”.

O expurgo da Emenda de Kim Kataguri mantém em vigência a lei 9.956/2000, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Além de proibir o selfie-service, essa lei estipula multa por descumprimento e pode até autorizar o fechamento de postos infratores reincidentes.

 


Fonte:  Agência Sindical 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.