 
                                                    Eletricitários da Cemig estão de greve
Os eletricitários da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) estão em greve desde segunda (29), em protesto contra a intransigência do governador do Estado, Romeu Zema (Novo), que se recusa a negociar as reivindicações da campanha salarial.
Liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Energética em Minas (Sindieletro-MG), os funcionários da estatal buscam a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A pauta de reivindicações geral é composta por 34 itens. Dentre eles, reajuste salarial de acordo com a inflação medida pelo INPC, de 1º de novembro de 2020 a 31 de outubro de 2021, e a manutenção dos direitos já estabelecidos.
A direção da empresa, porém, se recusa a negociar qualquer item da pauta enviada pelo Sindieletro. A Cemig chegou a enviar contraproposta retirando uma série de direitos e conquistas dos eletricitários.
Em Nota, o Sindicato denuncia que a direção da empresa atua pela privatização. “A estatal está sendo desmontada pra ser privatizada. E é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que aponta várias irregularidades cometidas pelos gestores indicados pelo governador”, informa a entidade.
O Sindieletro denuncia também que, enquanto a política da empresa é de manter a intransigência para a não renovação do ACT e não conceder reajuste salarial, a alta cúpula se beneficia de remuneração milionária, com salários e rendimento variável, além de contrato para fornecimento de refeições aos diretores.
Segundo os cálculos realizados pelo Sindicato da categoria, a refeição diária para cada diretor custa R$ 350,00. O valor total do contrato é de R$ 1,2 milhão ao ano. No documento emitido pelo Sindieletro, a entidade apoia a CPI e defende o afastamento do presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho.
 
					 
						 
							













 
                             
  
  
  
 


 
                             
  
  
  
  COLÔNIA FÉRIAS MATINHOS
                        COLÔNIA FÉRIAS MATINHOS CENTRO LAZER MATINHOS
                            CENTRO LAZER MATINHOS SEDE CAMPESTRE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
                            SEDE CAMPESTRE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS FORMAR - GUARAQUEÇABA
                            FORMAR - GUARAQUEÇABA 
            
Comente esta notícia