Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Visando mais uma tentativa de acordo, SMC e Volks fazem nova reunião de negociação hoje às 16h

Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e Volkswagen-Audi se reúnem nesta quarta-feira, dia 23, às 16h, para mais uma rodada de negociação. O encontro de hoje visa mais uma tentativa de acordo entre as partes, antes que a greve de 17 dias dos 3,5 mil trabalhadores vá para o julgamento do Tribunal. Amanhã, dia 24, às 14h, tem assembléia decisiva em porta de fábrica para definir os rumos da mobilização.

Os funcionários da fábrica de São José dos Pinhais (PR) estão parados desde o dia 3 de setembro, reivindicando 10% de reajuste salarial a ser aplicado já setembro (5,32% de aumento real + 4,44% referente a correção de 100% do INPC), R$ 2 mil de abono também nesse mês e adicional noturno de 25%. Uma das principais exigências da categoria, que a montadora se recusa a atender, é o aumento no número de steps (avaliações de desempenho que resultam em elevação do nível salarial) de cinco para onze. Na unidade da Volks de São Bernardo do Campo (SP), os trabalhadores têm onze steps, fazendo assim com que o nível salarial em SP fique bem maior que no Paraná.

Última proposta reprovada

A última proposta rejeitada pelos trabalhadores foi de 7,57% de reajuste em setembro (3% de aumento real + 4,44% de correção de 100% do INPC), abono de R$ 2 a ser pago em 21/09 e aumento no adicional noturno para 25% a partir de agosto de 2010. A empresa não concordou em aumentar o número de steps. Essa proposta foi formulada em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e reprovada em assembléia na quinta da semana passada, 17/09. Sem conseguir avançar na negociação, a Volks pediu no dia seguinte (18/09) que o TRT fizesse o julgamento da greve. A mesma proposta foi colocada novamente em votação na segunda, 21, e foi reprovada mais uma vez. Os trabalhadores decidiram continuar em greve.

Prejuízo

Nos 17 dias de paralisação, a Volks já deixou de fabricar 14 mil automóveis. Na fábrica de São José dos Pinhais são produzidos em média de 840 veículos por dia, dos modelos Fox, Crossfox e Golf.

Comentários

  • alessandro

    23 de setembro de 2009

    nao avançando as negociações devemos mudar a estrategia cada turno em seu horario de trabalho ir para frente da vw e ficar ate o outro turno chegar e assim sucessivamente .fechando as entrdas nao deixando nimguem entrar , poque se entrarmos e batermos o ponto vai ser muita pressão e com certeza acaba a greve. grato ;esperamos que não tenhamos que fazer isso boa sorte a todos nos

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.